Edital de IC 2024 liberado!

E aí, já pensou em aplicar machine learning e deep learning em problemas reais? Ou preparar dados para treinar um IA de reconhecimento de imagens? Ou uma IA generativa para uso em realidade virtual?

O DATAS entrou em contato com professores do núcleo já com disponibilidade de orientar alunos de IC. Veja a tabela abaixo e, se tiver interesse em alguma área ou projeto, entre em contato com o professor!

TemaContato
Métodos Generativos de Imagens e Modelos 3D com aplicações em Realidade Virtual
Computação Gráfica
Jogos e Biodiversidade
joao.gois
Machine learning para novos materiais: de células solares a tratamentos de terapia fotodinâmica
insta: @abcsim_ufabc
paula.mello
mauricio.neto
Visão computacional / processamento de imagens
Sistemas e tecnologias para Tele-Educação
Sistemas e tecnologias para Tele-Saúde
celso.kurashima
fernando.teubl
Levantamento de métodos de natural language processing (NLP) para investigar discursos sobre tempo e sonhosandre.cravo
paula.tiba
Prognóstico em Leucemia Infantil com aprendizado de máquina (base-de-dados com 600 pacientes infantis do INCA, UFRJ e UERJ)

Subtipagem Nosográfica do Transtorno do Estresse Pós-Traumático
Clustering como Latent Profile Analisys em um grupo de 160 pacientes do Instituto de Psiquiatria da UFRJ

Realidade Virtual e Deep Fake na dessensibilização Remota de Traumas Urbanos,
desenvolvendo sistemas de realidade virtual e vídeos deep fake para o tratamento de dessensibilização de pacientes acometidos por traumas urbanos que não conseguem sair de suas residências
LuisAlfredo@medicina.ufrj.br
Data de atualização da tabela: 22/04;2024

É possível concorrer a uma das bolsas disponíveis no edital da UFABC (disponível em ProPES – UFABC) e também por outras fundações de pesquisa como FAPESP. O valor das bolsas variam de cada fundação.
A bolsa da UFABC neste edital é R$700,00.
A bolsa FAPESP atualmente é R$853, mas tem exigências elevadas de histórico escolar.

Acesse o edital no site da ProPES – UFABC.

Mas porque fazer uma IC?

A IC é um programa onde você desenvolve um projeto científico durante o ano, resultando em um relatório de IC e um simpósio com apresentação presencial em banner. E se tudo encaminhar bem uma publicação ou outra em eventos externos, quem sabe?

O intuito do programa é te introduzir ao mundo científico, formalizando um projeto e sua metodologia (como feito na disciplina de Projeto Dirigido), enviando o projeto para aprovação e, se aceito, seguindo esse projeto obtendo resultados.

Com este processo, você entende como é o trabalho científico, tem contato com grupos de pesquisa da universidade, aprende técnicas de desenvolvimento e testes usados em P&D.

Qual o interesse em participar?

A IC é como um breve estágio em pesquisa e desenvolvimento, onde você desenvolve o projeto e tem resultados a partir de uma revisão científica e metodologia.

Você escolhe em que área quer trabalhar. Em seguida encontra um professor dessa área e vocês alinham expectativas e possibilidades, para montar um projeto que possa ser feito durante um ano junto à graduação e que se mantenha dentro do interesse e das melhoras práticas científicas.

O trabalho de IC entra no seu portifólio de projetos e serve como experiência, inclusive bem visto no setor privado e pode ser diferencial em entrevistas. Além disso, é um processo muito parecido um TCC – inclusive pode ser usada de base para o trabalho.