O que é BCD? (Bacharelado em Ciência de Dados)

O BCD (Bacharelado em Ciência de Dados) é um curso multidisciplinar que combina o poder da Computação, Matemática e Estatística para extrair conhecimento de conjuntos de dados complexos.

Tradicionalmente, por sua relação com Ciência da Computação e Matemática, a Ciência de Dados é uma especialização de um desses cursos, porém, acreditamos que um curso com estrutura própria e abrangente é mais capaz de capacitar os estudantes com as habilidades necessárias para lidar com os desafios atuais e futuros no campo da Ciência de Dados.

  • Estrutura abrangente e personalizada: o BCD te prepara com as habilidades teóricas e tecnológicas específicas para dominar a Ciência de Dados.
  • Tópicos aprofundados: Aprendizado de Máquina, Mineração de Dados, Análise Estatística Avançada, Visualização de Dados, Ética na Ciência de Dados e todas as áreas base para estes tópicos, como computação e teoria matemática.
  • Experiência prática: Projetos práticos durante o bacharelado para consolidar seus conhecimentos e incentivar o uso e desenvolvimento de tecnologias.

Os domínios de aplicação se expandem por diferentes áreas como Economia, Ciências Sociais, Educação, Engenharias, Biologia, Física, Astronomia, Neurociência, Medicina, etc. Então, além do catálogo de disciplinas obrigatórias do curso e a base entregue pelo BC&T, o catálogo de disciplinas limitadas e livres vai na direção de ampliar o conhecimento de outras áreas, claro, ligadas a cursos existentes na UFABC.

Para mais detalhes veja o Projeto Pedagógico aprovado no ConsUni.