O que é Ciência de Dados?

A Ciência de Dados (ou Data Science) é um campo interdisciplinar de estudo de métodos usados para adquirir conhecimento a partir de conjuntos de dados diversos, frequentemente grandes e multidimensionais. A Ciência de Dados envolve desde métodos para a aquisição e gerenciamento de dados, quanto inferência e extração de conhecimento relevante, combinando métodos de diferentes disciplinas, como Matemática, Estatística e Ciência da Computação.


O Cientista de Dados deve também conhecer a área de aplicação para suportar a tomada de decisão e solução de problemas. Estas áreas são, por exemplo, Economia, Ciências Sociais, Educação, Engenharias, Biologia, Física, Astronomia, Neurociência, Medicina, entre muitos outros, atuando na academia e nos três setores da economia: primário (agropecuária e extrativismo), indústria e serviços, desde que os dados estejam disponíveis!

A Ciência de Dados é uma área promissora, recente e em constante desenvolvimento, com demanda por profissionais qualificados no mercado.