Perfil do Egresso

O que esperar de quem se forma no BCD?

O bacharelado procura formar um profissional capaz de solucionar problemas através de uma formação inicial sólida e interdisciplinar, calçada no Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Esta capacidade é aprimorada com a formação específica em Ciência de Dados, com uma orientação para modelagem, entendimento, extração de conhecimento e aprendizagem de máquina. O profissional também tem bases de um amplo ferramental e arcabouço técnico para trabalhar com grande volume de dados gerados pelo mundo moderno e atuar sobre eles.

O egresso do curso de Ciência de Dados será capacitado de forma interdisciplinar que o habilita a atuar tanto no ambiente acadêmico quanto no mercado de trabalho:

  • No mercado de trabalho, o profissional formado terá a amplitude de campo para atuar em indústrias e serviços de diferentes setores, aplicando seus conhecimentos em ciência de dados para solucionar problemas complexos, criar modelos, otimizar processos e tomar decisões estratégicas baseadas em dados (Business Intelligence).
  • Na academia, pode contribuir com diversas linhas de pesquisa – como aprendizado de máquina, estatística, entre outros – ou utilizando suas habilidades analíticas avançadas para impulsionar a produção de conhecimento e avanços científicos.

A ética profissional desempenha um papel essencial na formação de um egresso do BCD. Como profissionais nessa área, terão acesso a um vasto volume de dados sensíveis e privados, exigindo que atuem com integridade e responsabilidade. A compreensão dos princípios éticos relacionados à privacidade, segurança e proteção de dados é fundamental para garantir que os egressos ajam de maneira ética ao lidar com informações confidenciais. Além disso, os egressos devem estar cientes dos possíveis impactos sociais, econômicos e políticos de suas análises e decisões. É importante que eles evitem vieses e discriminações injustas, promovendo a transparência e a imparcialidade em suas práticas.