Os avanços técnicos e metodológicos no âmbito computacional e informacional, nos levaram a uma realidade no qual se constata um dilúvio de dados. Nós usamos esses dados para interpretar o mundo, tomar decisões, descobrir novos conhecimentos, e até mesmo prever o futuro.
Neste contexto, o núcleo DATAS têm o objetivo geral de avançar na pesquisa e educação no estado arte de métodos analíticos, aprendizagem de máquina, estatística e ciência de dados, e aplicar esses métodos para auxiliar na resolução de problemas complexos em um diverso conjunto de áreas, além de pautar temas essenciais como a inclusão digital e social e os aspectos éticos do uso destes dados. O núcleo contém membros de diversas áreas de atuação, abrangendo um elevado nível de diversidade e excelência acadêmica, tanto em termos de produção acadêmica quanto captação de recursos. A partir da integração da atuação desses docentes, esperamos aumentar o impacto destas produções tanto no meio acadêmico quanto na sociedade.
Entretanto, essa facilidade na coleta também impõe muitos desafios, dada a necessidade de processar e analisar o grande volume de dados gerados. Pesquisadores nas áreas da Saúde, Políticas Públicas, Medicina, Neurociência, Genética, Materiais, entre outras, normalmente não possuem o domínio necessários das técnicas de Ciência de Dados para gerar os avanços que seriam possíveis com elas. Ao mesmo tempo, empresas vêm utilizando este dilúvio de dados e seu domínio para fins econômicos, o que gera preocupação e debates sobre questões éticas, sociais e ambientais importantes, que estão começando a entrar na pauta política.